"A Última Flor do Lácio"

A língua portuguesa é uma língua românica, flexiva que originou-se no que atualmente é a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mim anos. Tem um substrato Céltico/Lusitano resultante da língua nativa dos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península Ibérica (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios). O idioma espalhou-se pelo mundo nos século XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial (de 1415 à aproximadamente 1999) que estendeu-se do Brasil, na América, a Goa, na Ásia (Índia, Macau na China e Timor-Leste).



"A Última Flor do Lácio" (Olavo Bilac, célebre poeta brasileiro e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.)



Um pedido que, humildemente, faço a todas as pessoas que têm a língua portuguesa como língua pátria é que valorizem tal idioma e procurem usar o máximo possível dele, na escrita e na comunicação. A língua portuguesa é bela e encantadora; é um dever cívico valorizar o idioma pátrio.

domingo, 7 de novembro de 2010

O Número do Adjetivo

O adjetivo simples é flexionado em número, concordando no singular ou no plural com o substantivo a que refere-se: peça antiga - peças antigas, questão fácil - questões fáceis, produto brasileiro - produtos brasileiros.


No adjetivo composto, somente o último elemento é flexionado no plural: uniforme verde-escuro - uniformes verde-escuros, olho castanho-claro - olhos castanho-claros, festa cívico-religiosa - festas cívico-religiosas. Exceção: surdo-mudo, cujo plural é surdos-mudos.


Casos Distintos:


1. Os substantivos empregados com valor de adjetivo ficam invariáveis no plural: camiseta rosa - camisetas rosa, gravata cinza - gravatas cinza.


Observação: as palavras rosa e cinza são originalmente substantivos; os adjetivos equivalentes seriam rosado e cinzento.


2. Os adjetivos compostos referentes a cores são invariáveis se o último elemento for um substantivo: vida cor-de-rosa, vidas cor-de-rosa, carro verde-oliva - carros verde-oliva.


3. Os adjetivos compostos azul-marinho e azul-celeste são sempre invariáveis: paletó azul-marinho - paletós azul-marinho, camiseta azul-celeste - camisetas azul-celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário